Pastoral » Pastoral Escolar

Pastoral Escolar

A luz consome-se a si mesma, 
enquanto serve aos outros, iluminando. 

Madre Teresa de Jesus Gerhardinger

É na pessoa de Jesus que a Pastoral Escolar vai buscar sua inspiração. Jesus é o ser humano e divino que nos ensina a amar e nos apresenta a proposta de um Reino de Amor e serviço, que é o Reino de Deus. Nos evangelhos, encontramos os ensinamentos deixados por Jesus, especialmente suas parábolas e relatos dos encontros que ele teve com as pessoas, encontros geradores de vida e esperança. 

A escola como espaço de formação e evangelização 
A Rede IENS de educação, no Brasil, está vivendo um tempo de construção, de constituir-se como rede educativa. Somos uma rede educacional de confissão cristã católica. A razão de nossa existência é evangelizar. Neste sentido queremos desenvolver uma pastoral escolar que perpasse todas as dimensões da escola. Portanto entendemos a escola em pastoral, um espaço privilegiado de formação e de evangelização das crianças e jovens. 

Seguimos a Metodologia Histórico-evangelizadora à luz do Evangelho de Lucas 24, 12-53. A partir do método ver-julgar-agir-avaliar e celebrar percebemos, na passagem do Evangelho de Lucas, dos discípulos de Emaús,  que Jesus faz um caminho, coloca-se junto, em atitude de escuta,  diálogo, ensinamento e reflexão, com gestos, palavras e ações que levam a descoberta e a transformação libertadora. Os discípulos fazem a experiência com Jesus. Para aprofundar o acontecido, Jesus ajuda os discípulos a resgatar elementos importantes e significativos que estão obscuros. No decorrer do caminho Ele anda com eles, questiona, escuta, desafia, faz memória das Escrituras. Ao perceber o sentido das palavras e gestos de Jesus, desejam ficar com Ele. Jesus parte da realidade deles e joga nova luz a experiência vivenciada, o que vai provocando um novo movimento e um desejo de continuar caminhando. Os discípulos hospedam Jesus, abrem espaço, acolhem a sua presença e sentam em torno da mesa para partilhar o pão, fortalecendo a intimidade entre eles. Nesta experiência relacional brota um novo olhar sobre a vida e os fatos vivenciados. Imbuídos  desta nova visão partem em missão. 

O caminho se faz caminhando. Como diz a canção, passo a passo, pouco a pouco, e o caminho se faz. Integrar pedagógico, pastoral e administrativo é um desafio de nossas escolas confessionais. Beber da fonte evangélica para poder ser sal e luz para este mundo tão sedento de paz e de testemunhas vivas do amor de Deus. Aí está nossa missão, ser espaço de aprendizagem do amor e traduzir em atitudes de vida este mandato evangélico vivenciado com tanta intensidade por Madre Teresa, fundadora das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Hoje, queremos tornar vivo este carisma e sermos educadoras que transformam, que colaboram para tornar este mundo mais humano e fraterno. 

                                                                                            

                                                                                          Ir Maria Josete Rech 

                                                                                          Ir. Marlene Schmitz

                                                                                          Maria Elena Rocha