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Conheça o Fundamental I

Ensino Fundamental I – 1º ao 5º Ano

Nos Anos Iniciais, as crianças desenvolvem e consolidam o processo de percepção, de entendimento e de representação, base importante para compreender a natureza do sistema alfabético-ortográfico de escrita e de outros sistemas de registro, como os signos matemáticos, os registros artísticos, cartográficos e científicos.

Tendo em vista que a criança participa de interações que envolvem escrita, oralidade, espaço, tempo, som, silêncio, expressões e movimentos, nessa etapa, busca-se o desenvolvimento das práticas de ler, escrever, falar, ouvir, movimentar-se e expressar-se artisticamente em situações diferentes das familiares e em espaços formais de interação. Por isso, o trabalho desenvolvidos nos diferentes espaços que perfazem o ambiente escolar, se organiza em torno do uso e do contato com elementos próprios para a idade e o contexto de formação. 

O sistema de escrita alfabética e a norma ortográfica assumem centralidade nessa etapa inicial, que contempla o conhecimento das letras do alfabeto, a compreensão dos princípios de funcionamento do sistema e o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas. Essa aprendizagem se dá de modo simultâneo e articulado à aprendizagem da leitura e da produção de textos. Concomitantemente ao processo de alfabetização, a literatura, as artes, as práticas corporais compõem o conjunto de linguagens imprescindíveis para a formação estética, sensível, ética e afetiva da criança. (BNCC) 

Desejamos que os estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental desenvolvam a capacidade de interagir com a realidade em que vivem, respeitem as diferenças e se tornem indivíduos críticos e reflexivos. Para isso, nosso Colégio oferece uma educação integral e inovadora, a qual preocupa-se com o desenvolvimento de competências e habilidades para a promoção da autonomia, da responsabilidade e dos valores. Uma educação que segue princípios para a transformação e inclusão, que ensina com ternura e firmeza, de acordo com os ensinamentos de Madre Teresa.

As práticas pedagógicas proporciona um currículo alfabetizador que  propõe um trabalho modulado por eixos temáticos, com organização de unidades de ensino focadas em projetos interdisciplinares com base em temas geradores, garantindo a aprendizagem desenvolvendo as diferentes habilidades e competências  buscando a formação integral do educando, entendendo-o como sujeito único no processo de aprendizagem.

Oportunizamos aulas de Inglês com carga horária diferenciada ( uma aula diariamente ), pensadas a partir de uma metodologia dinâmica, interativa e contextualizada com todas as áreas do conhecimento. Trabalho que torna o estudante protagonista do seu aprendizado. Dispomos de aulas de Educação Física e música (uma  vez por semana), as quais incluem jogos, iniciação esportiva, danças, ritmos notas musicais com instrumentos de sopro e dinâmicas colaborativas que desenvolvem a interação social, o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora ampla e a linguagem corporal.

A partir da proposta da Escola da Inteligência, ajuda os alunos a desenvolverem  o campo da inteligência socioemocional, “a Inteligência Saudável”, nas quais são semanalmente são realizadas atividades sobre o desenvolvimento dos valores, e a superação dos medos, desenvolvendo uma  inteligência saudável. 

Fazemos uso da Plataforma Digital Elefante Letrado, além de uma ótima ferramenta de apoio pedagógico, ela também estimula a formação de pequenos leitores, já que contribui para a construção do hábito da leitura e proporciona o desenvolvimento de certa autonomia no aluno que já está apropriado ao sistema alfabético. Além disso, o aluno pode realizar leituras individualizadas de textos de gênero familiar, com compreensão, identificando elementos, etapas do texto e relação entre as partes.

Acreditamos que a avaliação é parte integrante do processo pedagógico, por esse motivo, a realizamos de forma contínua e reflexiva, possibilitando ao educador analisar os avanços, as dificuldades, o modo de pensar e compreender os objetos de estudos, e o grau de desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos estudantes.

 

Diferenciais 

Passeios de estudos

Proporcionando novas experiências para os alunos, os passeios de estudos buscam mostrar de forma lúdica os conteúdos abordados em sala de aula.

Acompanhamento individual

A aprendizagem significativa de cada aluno é o nosso principal objetivo, durante as aulas são observadas as particularidades, buscando a constante evolução do estudante.

Inovação tecnológica

No Colégio Santa Teresinha são utilizadas diversas ferramentas que integram o conhecimento com o mundo  tecnológico:  Plataforma do Elefante Letrado ; Plataforma do Moderna Compartilha; Laboratório  de Informática; utilização de aplicativos em celulares em sala de aula.

Avaliação constante

Avaliar é  um  processo constante de observação e verificação das necessidades  de  aprendizagem de cada aluno. O Colégio Santa Teresinha realiza também a avaliação diagnóstica externa para acompanhar  os processos de Ensino e aprendizagem.

Projetos personalizados

O Colégio Santa Teresinha na sua prática trabalha os projetos visam que visam proporcionar a interdisciplinaridade em torno de um eixo temático, sempre aproximando a prática da teoria e despertando o maior interesse dos alunos juntamente com as suas famílias.

Projeto da Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr Augusto Cury

AEE  

CONFORME REGIMENTO Seção VI - Da Sala de Recursos – SR

Art. 35. A Sala de Recursos é um espaço pedagógico e educativo, organizado com materiais didáticos, equipamentos para o atendimento aos estudantes com deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento. Este espaço, além de atender as diferentes deficiências e condutas típicas, é destinado também ao desenvolvimento das diferentes complementações ou suplementações curriculares. 

Art. 36. O AEE - Atendimento Educacional Especializado é realizado na SR por um profissional habilitado para essa função e é oferecido ao estudante, conforme a legislação vigente.

Art. 37. A avaliação do estudante com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades realizada pela SR, ocorre semestralmente, por meio de Parecer Descritivo, informando aos pais (ou à família) sobre o desempenho do estudante referente ao seu processo de aprendizagem.

Art. 38. Cabe ao professor habilitado em Educação Especial deste colégio oferecer apoio articulado aos professores em relação às adequações curriculares necessárias para que os estudantes com deficiência atinjam objetivos essenciais para o seu desenvolvimento. 

Art. 39. É papel do professor habilitado em Educação Especial mediar o processo de ensino e de aprendizagem do estudante com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, por meio de recursos educacionais e de estratégias de apoio, oportunizando-lhes diferentes alternativas de atendimento, de acordo com suas especificidades e potencialidades no ambiente da sala de aula e da Sala de Recursos.