Ensino » Educação Infantil

 

Conheça a Educação Infantil

Educação Infantil – Níveis I, II, III e IV

A Educação Infantil corresponde à uma etapa primordial para o desenvolvimento integral das crianças na medida em que subsidia os demais processos de construção do afeto, do conhecimento e saberes. O Primeiro contato da criança com a escola é um dos movimentos mais significativos do trajeto educacional escolar, porque  ocorre uma quebra de vínculo emotivo familiar, é o sentimento de rompimento com a família para o primeiro contato social extra- familiar que a criança vai experimentar. A afetividade permeia o desenvolvimento intelectual, na forma de motivação e interesse, podendo o desenvolvimento ser dividido em  dois componentes: um cognitivo e um afetivo, considerados como duas peças fundamentais para os processos de ensino e de desenvolvimento adequados da criança, desencadeando informações biológicas, como sentimentos, interesses, desejos , tendências , valores e emoções.

A Educação Infantil, do Colégio Santa Teresinha, atende crianças desde os dois anos de idade e conta com um espaço educativo bem seguro, acolhedor, afetivo, estimulador e amplo. Possui professores qualificados, que auxiliam no desenvolvimento físico, social e emocional das crianças, ajudando-os na construção do conhecimento que acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motoras e cognitivas da criança. Nossa equipe se preocupa em assegurar uma educação que prima pelo desenvolvimento integral, de qualidade e humanizador.

Nessa fase do desenvolvimento infantil, objetivamos ensinar a criança a explorar, de forma lúdica, as múltiplas linguagens e seus usos em situações do cotidiano, como também a resolver problemas relacionados a diversos campos de experiências, a fim de promover a apropriação de conceitos importantes para tal etapa.

Oferecemos espaços amplos e apropriados como: 2 parques, Área Coberta, sala de brinquedos, salas estruturadas para cada faixa etária, sala de cinema, psicólogo escolar  e uma enfermeira, para assegurar o bem-estar das crianças no espaço escolar.

Contamos com aulas de inglês, que possibilita o desenvolvimento de uma segunda língua, e meditação, com o objetivo de desenvolver a espiritualidade e a dimensão contemplativa, independente de crença religiosa.  

Indicadores de metas para Educação Infantil (Conforme BNCC)

Habilidades do Corpo (corpo, gestos e movimentos)

  • Autonomia e segurança para buscar objetos, pessoas, se deslocar e brincar.
  • Brincadeiras, busca por desafios corporais, controle motor, posicionamento espacial, deslocamentos, adequação dos gestos e movimentos.
  • Gestos e movimentos expressivos do corpo como comunicador.
  •  Cuidados com o próprio corpo, higiene, alimentação e bem-estar.

Habilidades Sociais, Autonomia e Identidade (o eu, o outro e o nós)

  • Percepção do próprio corpo, dos limites, habilidades e singularidades.
  • Reconhecimento e valorização da própria cultura. Contato com a cultura local e as culturas de outros povos.
  • Vivências sobre a diversidade e a inclusão.
  • Expressão de sentimentos, desejos e necessidades.
  • Percepção do efeito das próprias ações e empatia.
  • Curiosidade, pesquisa envolvimento em desafios e soluções de problemas.
  • Autonomia no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente.
  • Participação em situações de colaboração e compartilhamento.
  • Relação: interação com adultos e crianças. Ter iniciativa e buscar soluções para conflitos. Brincadeiras: individuais, lado a lado e em grupo.

Campo da Oralidade e Letramento (escuta, fala, pensamento e imaginação)

  • Expressão oral e diálogo: balbucios, fala e brincadeiras com a oralidade. Comunicar-se no cotidiano
  • Narração de acontecimentos, criação de enredos e recontos.
  • Vivência de oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças
  • Percepção dos diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita)
  • Brincar com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas)
  • Experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias, cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (roda).
  • Oportunidades para desenvolver o comportamento leitor.
  • Experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita.
  • Elaboração de hipóteses e explicações para situações-problema.

Traços, sons, formas e imagens (traços, sons, cores e formas)

  • Expressão e comunicação.
  • Criação e experimentação de diversas linguagens e formas expressivas.
  • Vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artística.

Expressão Musical e Dança

  • Brincadeira e pesquisa sonora.
  • Vivência de repertório musical variado em gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes.
  • Reconhecimento de sons e ritmos.
  • Criação e produção de sons.
  • Momento de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais.
  • Dança: movimentos e gestos expressivos.

Expressão em Artes Visuais

  • Prática frequente (diária) do desenho, marcas gráficas e experiências com cor;
  • Situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão.
  • Experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e suportes.
  • Pesquisa bidimensional e tridimensional (desenho, pintura, modelagem, construção, colagem).
  • Exploração de materiais de largo alcance (não convencionais e sucatas).

Expressão no Faz de Conta

  • Brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papéis.
  • Vivência em espaços e materiais organizados (espaços propositores) que ampliem o faz de conta.
  • Oportunidades para brincar com autonomia e também participar de brincadeiras mediadas pelo professor.
  • Oportunidades para brincar sozinho, em grupo, com crianças da mesma faixa etária e de idades diferentes

Conhecimento de mundo: natureza, ciência e matemática (espaços, tempos, quantidades,    relações e transformações)

  • Exploração das características dos objetos e materiais: odor, sabor, sonoridade, forma, peso, tamanho, posição, plasticidade etc..
  • Observação de padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção de transformações, causas e consequências.
  • Vivência e pesquisa de transformações e fenômenos naturais (clima, tempo, relevo), físicos e químicos. Elaboração de hipóteses e oportunidades para testá-las.
  • Experimentação de conceitos relacionados à quantidade, peso, tamanho, forma e posição
  • Vivência da ocupação de espaços, deslocamentos e das construções tridimensionais.
  • Oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar, transferir e transvasar.
  • Relação direta e experiências com a natureza (flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação.
  • Relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação.

Com que idade a criança ingressa no colégio?

A idade adequada é 2 (dois) anos.

Como é feita a adaptação?

A adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Não existe um tempo determinado para essa transição. Em geral, o período inicial da adaptação dura entre uma ou duas semanas, mas depende da criança e da família, o Colégio Santa Teresinha  respeita o tempo de cada crianças criando rotinas diferenciadas.

 

Diferenciais

Projetos Personalizados

Os projetos abordam temas de interesse infantil que facilitam na concentração e na aprendizagem das crianças. Em todos os níveis de Ensino  se trabalham com  projetos específicos  no decorrer do ano.

Projeto da Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr Augusto Cury

Aulas de Inglês 

A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O inglês é a língua internacional, a língua da comunicação com todo o mundo. O Colégio Santa Teresinha oferece aulas de ingLês desde os Níveis I Até Ensino Médio.

Área Recreativa

Os alunos da Educação Infantil têm a sua disposição duas pracinhas  externas e um ambiente recreativo  interno.

Área Coberta

Amplo espaço para lazer, recreação e atividades pedagógicas dirigidas.

Banheiros Adequados

Os banheiros da Educação Infantil são equipados com vasos e pias adequados para altura das crianças.

Sala de Psicomotricidade 

Na Psicomotricidade  inclui as interações cognitivas, sensório motoras e psíquicas  desenvolvendo a  compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, sociológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos (Costa,2002).