Ensino » Educação Infantil
Conheça a Educação Infantil
Educação Infantil – Níveis I, II, III e IV
A Educação Infantil corresponde à uma etapa primordial para o desenvolvimento integral das crianças na medida em que subsidia os demais processos de construção do afeto, do conhecimento e saberes. O Primeiro contato da criança com a escola é um dos movimentos mais significativos do trajeto educacional escolar, porque ocorre uma quebra de vínculo emotivo familiar, é o sentimento de rompimento com a família para o primeiro contato social extra- familiar que a criança vai experimentar. A afetividade permeia o desenvolvimento intelectual, na forma de motivação e interesse, podendo o desenvolvimento ser dividido em dois componentes: um cognitivo e um afetivo, considerados como duas peças fundamentais para os processos de ensino e de desenvolvimento adequados da criança, desencadeando informações biológicas, como sentimentos, interesses, desejos , tendências , valores e emoções.
A Educação Infantil, do Colégio Santa Teresinha, atende crianças desde os dois anos de idade e conta com um espaço educativo bem seguro, acolhedor, afetivo, estimulador e amplo. Possui professores qualificados, que auxiliam no desenvolvimento físico, social e emocional das crianças, ajudando-os na construção do conhecimento que acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motoras e cognitivas da criança. Nossa equipe se preocupa em assegurar uma educação que prima pelo desenvolvimento integral, de qualidade e humanizador.
Nessa fase do desenvolvimento infantil, objetivamos ensinar a criança a explorar, de forma lúdica, as múltiplas linguagens e seus usos em situações do cotidiano, como também a resolver problemas relacionados a diversos campos de experiências, a fim de promover a apropriação de conceitos importantes para tal etapa.
Oferecemos espaços amplos e apropriados como: 2 parques, Área Coberta, sala de brinquedos, salas estruturadas para cada faixa etária, sala de cinema, psicólogo escolar e uma enfermeira, para assegurar o bem-estar das crianças no espaço escolar.
Contamos com aulas de inglês, que possibilita o desenvolvimento de uma segunda língua, e meditação, com o objetivo de desenvolver a espiritualidade e a dimensão contemplativa, independente de crença religiosa.
Indicadores de metas para Educação Infantil (Conforme BNCC)
Habilidades do Corpo (corpo, gestos e movimentos)
- Autonomia e segurança para buscar objetos, pessoas, se deslocar e brincar.
- Brincadeiras, busca por desafios corporais, controle motor, posicionamento espacial, deslocamentos, adequação dos gestos e movimentos.
- Gestos e movimentos expressivos do corpo como comunicador.
- Cuidados com o próprio corpo, higiene, alimentação e bem-estar.
Habilidades Sociais, Autonomia e Identidade (o eu, o outro e o nós)
- Percepção do próprio corpo, dos limites, habilidades e singularidades.
- Reconhecimento e valorização da própria cultura. Contato com a cultura local e as culturas de outros povos.
- Vivências sobre a diversidade e a inclusão.
- Expressão de sentimentos, desejos e necessidades.
- Percepção do efeito das próprias ações e empatia.
- Curiosidade, pesquisa envolvimento em desafios e soluções de problemas.
- Autonomia no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente.
- Participação em situações de colaboração e compartilhamento.
- Relação: interação com adultos e crianças. Ter iniciativa e buscar soluções para conflitos. Brincadeiras: individuais, lado a lado e em grupo.
Campo da Oralidade e Letramento (escuta, fala, pensamento e imaginação)
- Expressão oral e diálogo: balbucios, fala e brincadeiras com a oralidade. Comunicar-se no cotidiano
- Narração de acontecimentos, criação de enredos e recontos.
- Vivência de oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças
- Percepção dos diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita)
- Brincar com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas)
- Experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias, cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (roda).
- Oportunidades para desenvolver o comportamento leitor.
- Experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita.
- Elaboração de hipóteses e explicações para situações-problema.
Traços, sons, formas e imagens (traços, sons, cores e formas)
- Expressão e comunicação.
- Criação e experimentação de diversas linguagens e formas expressivas.
- Vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artística.
Expressão Musical e Dança
- Brincadeira e pesquisa sonora.
- Vivência de repertório musical variado em gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes.
- Reconhecimento de sons e ritmos.
- Criação e produção de sons.
- Momento de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais.
- Dança: movimentos e gestos expressivos.
Expressão em Artes Visuais
- Prática frequente (diária) do desenho, marcas gráficas e experiências com cor;
- Situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão.
- Experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e suportes.
- Pesquisa bidimensional e tridimensional (desenho, pintura, modelagem, construção, colagem).
- Exploração de materiais de largo alcance (não convencionais e sucatas).
Expressão no Faz de Conta
- Brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papéis.
- Vivência em espaços e materiais organizados (espaços propositores) que ampliem o faz de conta.
- Oportunidades para brincar com autonomia e também participar de brincadeiras mediadas pelo professor.
- Oportunidades para brincar sozinho, em grupo, com crianças da mesma faixa etária e de idades diferentes
Conhecimento de mundo: natureza, ciência e matemática (espaços, tempos, quantidades, relações e transformações)
- Exploração das características dos objetos e materiais: odor, sabor, sonoridade, forma, peso, tamanho, posição, plasticidade etc..
- Observação de padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção de transformações, causas e consequências.
- Vivência e pesquisa de transformações e fenômenos naturais (clima, tempo, relevo), físicos e químicos. Elaboração de hipóteses e oportunidades para testá-las.
- Experimentação de conceitos relacionados à quantidade, peso, tamanho, forma e posição
- Vivência da ocupação de espaços, deslocamentos e das construções tridimensionais.
- Oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar, transferir e transvasar.
- Relação direta e experiências com a natureza (flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação.
- Relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação.
Com que idade a criança ingressa no colégio?
A idade adequada é 2 (dois) anos.
Como é feita a adaptação?
A adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Não existe um tempo determinado para essa transição. Em geral, o período inicial da adaptação dura entre uma ou duas semanas, mas depende da criança e da família, o Colégio Santa Teresinha respeita o tempo de cada crianças criando rotinas diferenciadas.
Diferenciais
Projetos Personalizados
Os projetos abordam temas de interesse infantil que facilitam na concentração e na aprendizagem das crianças. Em todos os níveis de Ensino se trabalham com projetos específicos no decorrer do ano.
Projeto da Escola da Inteligência
A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr Augusto Cury
Aulas de Inglês
A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O inglês é a língua internacional, a língua da comunicação com todo o mundo. O Colégio Santa Teresinha oferece aulas de ingLês desde os Níveis I Até Ensino Médio.
Área Recreativa
Os alunos da Educação Infantil têm a sua disposição duas pracinhas externas e um ambiente recreativo interno.
Área Coberta
Amplo espaço para lazer, recreação e atividades pedagógicas dirigidas.
Banheiros Adequados
Os banheiros da Educação Infantil são equipados com vasos e pias adequados para altura das crianças.
Sala de Psicomotricidade
Na Psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório motoras e psíquicas desenvolvendo a compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, sociológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos (Costa,2002).