Colégio » Filosofia

 

Nenhum texto alternativo automático disponível. 

Rede Educacional IENS

Irmãs Escolares de Nossa Senhora

Filosofia do Colégio

 

Dos Fins e Objetivos Institucionais

Art. 4. O Colégio Santa Teresinha adota o seguinte posicionamento filosófico:

I – É uma comunidade educacional católica, destinada à formação de crianças e de jovens, segundo os princípios da educação cristã. A proposta pedagógica do Colégio fundamenta-se na educação evangélico-libertadora e prima pelo diálogo inter-religioso e pelo respeito  às diferenças religiosas e culturais dos estudantes e suas famílias.

II - Tem por finalidade promover a educação integral de excelência dos estudantes, para formar pessoas solidárias, competentes humana e intelectualmente, inseridas em seu tempo, por meio de uma abordagem de ensino e aprendizagem centrada no estudante, respeitando os dispositivos constitucionais: Federal e Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN nº 9.394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Legislação do Sistema Estadual de Ensino.

III - É uma organização das Irmãs Escolares de Nossa Senhora que responde ao mundo contemporâneo por meio de um trabalho educativo e pedagógico, balizado pelo princípio dinâmico da reciprocidade na vivência entre a comunidade educativa, professores, estudantes e famílias. Organiza-se com uma gestão administrativo-pedagógica e pastoral, cujos referenciais cristãos e horizontes coletivos promovem o aprender a ser, a estar e a agir no mundo de modo ético, competente e transformador. 

Acolhemos com muito carinho a cada aluno na sua individualidade

A prática educativa do Colégio Santa Teresinha  responde às necessidades de uma sociedade em constante mudança, segundo Madre Teresa de Jesus gerhardinger “Educamos na convicção de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas”, ajudando a formar pessoas, capazes de aprender a ser a transformação, como sujeitos livres, conscientes, críticos, solidários, comprometidos e participantes no processo de construção e transformação da história.

Queremos preparar o educando, para uma vida digna e de qualidade. O nosso ensino deve educar pela  solidez e exatidão, para justiça, solidariedade e transcendência  (Madre Teresa, CARTA 144 Ano).